“ Nem só virtuosismo escolástico, pois sem coração não há arte, nem só inspiração plástica, pois sem técnica não há estilo: fusão estética do corpo e da alma ardendo nas regiões etéreas do sonho.”

Margarida de Abreu


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Aulas de Ballet para Crianças




Pré ballet/Dança criativa dos 2 as 4 anos

Uma aula de introdução à Dança, procurando respeitar o processo de descoberta de cada uma das crianças, em que a exploração do movimento é feita utilizando estímulos como a pintura, o desenho, viagens pela imaginação, a palavra,  histórias, e componentes do próprio movimento.

Ballet I a partir dos 5 anos
Ballet II a partir dos 7

Aulas de introdução à técnica da Dança Clássica, baseando-se no método da Royal Academy of  Dance 

Ballet III a partir dos 10 anos

É aos 10 anos que a criança deverá começar a trabalhar verdadeiramente toda a técnica de Dança Clásica, que a acompanhará por toda a vida adulta. A duração da aula é maior e o trabalho em si mais intenso. É também nesta idade e nesta aula que o trabalho de pontas poderá ser introduzido, caso a criança esteja preparada, fisica e técnicamente. Se possível, é aconselhável que se cmplemente este trabalho com aulas de Barra de chão. Um aula essencial para trabalhar a flexibilidade, força e postura.

 

Descobrir com alegria e espanto que temos um corpo que se move no espaço e no tempo. Como se move? Quando se move? O que sentimos quando temos consciência do que esse corpo pode fazer, do espaço que este ocupa e de que somos também esse mesmo corpo?

     Um trabalho estruturante quer fisica quer psicológicamente, que nos leva a um outro lugar, dividido em diferentes niveis de aprendizagem que desenvolve  progressivamente no aluno, a técnica de dança clássica Aprender a transformar o espaço e o tempo  através de nós e do nosso corpo, trabalhando assim a capacidade de imaginar, através desta arte que é a dança clássica, torna-nos agentes mais conscientes de si, em todas as suas vertentes, e por outro lado constroi um espaço interior estruturado ao qual podemos regressar sempre que quisermos.

    Objectivamente propõe-se explorar as direcções do corpo no espaço, encontrar uma postura correcta, trabalhar a musicalidade, a consciência da nossa colocação no espaço e encontrar um movimento através do qual o “eu” possa encontrar expressão; Intensificar o gesto dançado tornado simbólico, trabalhando-se numa atmosfera carregada de afectos, que une os corpos que se movem num só corpo, que é a aula; Desenvolver um respeito profundo em relação a todo o trabalho feito numa aula de dança clássica, que pode e deve ser extensível a todos os campos da vida; fomentar também o respeito entre colegas, professor e alunos é também ajudar a que estes cresçam adultos mais conscientes, com uma visão de si próprios sob uma perspectiva de integração numa sociedade que deve ser de todos e para todos.



Sem comentários:

Enviar um comentário